sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ataque de epilepsia

O ataque de epilepsia é um episódio de perda de conhecimento acompanhado de convulsão que normalmente não são perigosos. Estes episódios surgem nas pessoas que sofrem de uma doença crónica no sistema nervoso, designada por epilepsia.

Os ataques podem ser controlados com medicação adequada.

A epilepsia pode ser causada por um trauma ou infecção cerebral, um tumor cerebral ou hereditária.

O tipo de ataque mais grave chama-se o "grande mal" em que o epiléptico perde a consciência e cai sofrendo convulsões, estrebucha e deita espuma pela boca. O episódio dura apenas alguns minutos.
O "pequeno mal" é o menos grave e verifica-se normalmente nas crianças e passa com a idade. As crianças parecem estar a sonhar apáticas, podem ter ligeiras contracções mas não caem, nem tem convulsões. O episódio passa decorridos alguns segundos.

O psicomotor é um episódio caracterizado por agitação, movimentos confusos, desconexos e amnésia.

COMO SOCORRER UM DOENTE COM UM ATAQUE DE EPILEPSIA:

- Deitar o doente no chão, longe de qualquer objecto com que se possa magoar;

- Não deve dar comida, nem bebida ao doente;

- Colocar uma toalha atravessada na boca para a língua não cair, evitando assim que ele morda a língua ou os lábios.

- Deve colocar o doente na posição lateral de segurança (PLS), para o caso de se ele vomitar não se sufocar, e as convulsões pararem.

- Não deve tentar acordar o doente.

- Se o ataque se repetir deve chamar o 112.

Se pretender mais esclarecimentos sobre ataque de epilepsia, por favor deixe o seu comentário.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Saude e Higiene no Trabalho

Saúde e Higiene no Trabalho são fundamentais no emprego ideal que consiste numa actividade interessante com oportunidades de promoção e completamente isenta de perigos, de acordo com as modernas técnicas de Segurança no Trabalho.

Aliás, cada tipo de emprego envolve problemas de saúde específicos, que serão apreciados mais adiante, em complemento das normas gerais que se indicam a seguir:

Se um trabalhador aufere um rendimento suficiente, e mesmo assim se sente infeliz ou frustrado, deve ter uma conversa franca com o médico, a fim de tentar descobrir o que mais lhe convêm: se tentar adaptar-se ao lugar que ocupa ou procurar outra colocação.

Eis alguns conselhos práticos que ajudarão a sentir-se melhor, e bem adaptado ao seu trabalho:

l - Durma todas as noites o tempo indispensável para recomeçar a sua actividade diária em perfeitas condições de energia e descontracção;

2 - Nunca beba demasiado, principalmente à noite, a fim de não ir de ressaca para o trabalho no dia seguinte;

3 - A fadiga é uma fonte importante de acidentes. Por isso, procure obter o melhor proveito do descanso semanal, bem como das férias anuais;

4 - Estude e respeite todas as normas de segurança inerentes ao seu trabalho. Se algum colega não as observar, tornando-se um perigo, exponha ao seu chefe. Aquele que durante os períodos de trabalho insiste em fazer brincadeiras de mau gosto ou não sabe manejar convenientemente determinados equipamentos pode causar muitos acidentes, por vezes fatais;

5 - Para cumprir com as normas de Higiene, Segurança e Saúde informe-se acerca da localização do posto de socorros mais próximo, quer este se encontre na própria empresa onde trabalha ou no exterior;6 - Se verificar que algum cabo ou fio eléctrico oferece perigo, previna imediatamente a pessoa responsável, a fim de o mandar reparar;

7 - Preste atenção ao pavimento e às escadas, pois pode ter sido derramado qualquer líquido ou produto químico que os tornem escorregadios;8 - Trabalhe com boa iluminação. Uma luz deficiente fatiga os olhos e causa vertigens e dores de cabeça, que podem estar na origem de um acidente;

9 - Se os lavatórios ou as instalações sanitárias não se encontrarem em boas condições de higiene, participe imediatamente o facto ao departamento competente;

As poeiras, as emanações e os vapores constituem riscos inerentes a muitos trabalhos. No entanto, tais perigos podem ser reduzidos ao mínimo por um conjunto de dispositivos de segurança que falaremos mais tarde.

Como foi dito, todos os empregos apresentam problemas de saúde específicos. E até as ocupações sedentárias, como as de escritório, nem sempre são isentas de perigo.
A actividade doméstica tem igualmente os seus riscos. As mulheres que trabalham em casa devem ter muita atenção com alguns locais perigosos do lar e a melhor forma de evitar os acidentes.

Se tiverem algumas dúvidas sobre Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho, queiram deixar os vossos comentários neste blog.