quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Como agir perante um enfarte do miocardio

Como agir perante um enfarte do miocardio é uma dúvida que atormenta quem é subitamente colocado perante essa situação. Nem sempre é possível termos à mão um profissional de saúde, para nos acudir em situações de aflição.

Está provado que quanto mais rapidamente o doente for tratado, maiores são as suas probabilidades de recuperação. Por isso é muito importante que saibamos o que fazer a um doente que acabou de sofrer um enfarte do miocárdio.

O QUE DEVE PROCURAR:

- Dor ou opressão no peito;

- Irradiação da dor para o ombro, pescoço, mandíbula ou dorso (atenção à dor no abdómen);

- Náuseas, vómitos e tonturas.

O QUE FAZER:

- Chamar o 112;

- Verificar se o doente respira e se o coração bate;

- Se tiver havido paragem cardíaca ou respiratória, iniciar reanimação cárdio-respiratória se tiver experiência e se sentir à vontade;

- Aliviar as roupas e transmitir calma ao doente;

- Manter o doente em repouso.


O QUE NÃO DEVE FAZER:

- Atrasar o pedido de socorro mesmo que o doente proteste e se recusar a receber assistência;

- Entrar em pânico;

- Tentar levar o doente para o hospital de automóvel, uma vez que deixa de haver possibilidade de lhe prestar auxílio. Os profissionais do 112 estão habilitados a prestar toda a assistência que ele necessita.É muito importante como o doente é transportado para a urgência do hospital, visto que esta pode ser determinante para a salvação da sua vida.

O objectivo imediato do médico é conseguir restabelecer a circulação nas artérias obstruídas e isso só pode ser possível se o tratamento for administrado com a máxima brevidade. Quanto mais cedo for restabelecida a circulação, menor será a quantidade do miocárdio afectada, e menor será a deficiência com que o coração fica. Se for efectuado tarde o restabelecimento da circulação, as lesões cardíacas serão irreversíveis e a função de bombear o sangue será muito comprometida.

Estes são os passos que deve seguir para salvar uma vida.

Se tiver dúvidas sobre como agir perante um enfarte do miocardio, por favor deixe o seu comentário.

Sem comentários: