sábado, 25 de fevereiro de 2012

Como conservar os alimentos no frigorifico



Como conservar os alimentos no frigorifico. Nos tempos de crise que estamos a viver em Portugal, temos que evitar os desperdícios.
Para comer com saúde não basta conhecer os nutrientes de cada verdura, legumes, carne e peixe, mas também saber conservá-los no frigorifico e no congelador.

Regras do congelamento

Dividir o alimento em pequenas porções, pois facilita o descongelamento.  Embalar muito bem pois impede que ele fique em contacto directo com o ar frio e seco do congelador, o que o ressecaria.
Não encha o congelador, quando ele está muito cheio, o ar frio não circula bem, atrasando assim o arrefecimento.

Procure consumir os alimentos até 24 horas após o descongelamento. A temperatura ambiente é indicada para o descongelamento de pães, bolos e doces, que devem ficar embalados até ao fim do processo. Carnes cruas, lacticínios e pratos prontos que levam molhos cremosos devem ser descongelados no frigorífico. Esta medida evita que esses alimentos percam cor, textura e nutrientes ao voltar ao seu estado natural.

Não deve congelar:

- Batatas porque esfarelam, amolecem e escurecem;
- Maionese, pudins ou cremes com ovos e leite;
- Ovos crus inteiros, pois a casaca estoura. A clara ao natural congela bem. A gema tem de ser batida e levar um pouco de sal.idas,

 Os produtos frescos, estragam-se com o tempo e a manipulação, por isso quando chegar a casa lave-os muito bem.

Quando os comprar deve ter atenção que eles não devem apresentar manchas, partes ou cascas amolecidas, cor alterada, folhas e talos murchos. Prefira as frutas e verduras da época. São mais baratas e possuem menos adubos do que os alimentos cultivados fora de época.
Procure embalagens que não estejam rasgadas, danificadas ou com ferrugem. 
Os alimentos não devem ter cor, consistência ou cheiro alterados. Repare se o local que acondiciona as latas e as embalagens está em boas condições senão estiver não compre.

No próximo texto iremos falar de como devemos comprar o peixe e a carne. 

Espero que com este texto Como conservar os alimentos no frigorífico, vos ajude na tarefa de economizar nas compras.