sexta-feira, 14 de maio de 2010

Fraturas primeiros socorros


Fraturas Primeiros Socorros: a Fractura óssea é a quebra de um osso. Em caso de fractura evidente dos ossos ou suspeita de fractura, o osso deve ser imobilizado e deve-se evitar qualquer movimento.

Sintomas


Dor intensa no local, inchaço, falta de força, perda total ou parcial dos movimentos, encurtamento ou deformação do membro lesionado.

Como proceder

Retirar a roupa (desapertar ou cortar) no local da lesão. Verificar se existem feridas, tentar imobilizar as articulações que se encontram antes e depois da fractura utilizando talas e ligar para o 112.

O que não deve fazer

Tentar encaixar as extremidades do osso partido, provocar apertos que dificultem a circulação sanguínea. Numa fractura exposta (com ferida em que se vê o osso) nunca tentar meter para dentro da pele as partes visíveis do osso.

Situações especiais

Se a vitima após uma queda se queixa de dor nas costelas, deve-se suspeitar de fractura das mesmas. Neste caso a vitima deve ficar deitada em posição confortável e evitar movimentos bruscos.

Se após uma queda se suspeitar de fractura da coluna vertebral (a vitima queixa-se de dor nas costas, no pescoço ou refere formigueiro nas mãos ou pernas), NÃO MEXER NUNCA. Uma imobilização mal feita por ter consequências graves.

No caso de fractura óssea, devem ser dados os primeiros socorros atempadamente. Caso necessite de esclarecer alguma questão relacionada com fraturas - primeiros socorros, deixe comentário.

Sem comentários: