quarta-feira, 18 de maio de 2011

Como tratar e evitar as queimaduras solares

Como tratar e evitar as queimaduras solares. Para se evitar as queimaduras pelo sol e obter-se um leve bronzeado, não se deve prolongar o primeiro banho de sol para além de quinze minutos. Deve-se aumentar gradualmente o tempo de exposição ao sol. Não é aconselhável a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia que é das 11h00 da manhã às 16h00 da tarde. Deve aplicar no corpo todo um creme protector de um factor adequado para a sua pele, não só nas idas à praia mas também na exposição ao sol do dia-a-dia.

O que é uma queimadura solar? As queimaduras solares podem apresentar diferentes graus de gravidade. Quando ocorrem graves queimaduras solares a pele cobre-se de extensas bolhas de água e torna-se extremamente dolorosa ao contacto. Se for atingida uma grande extensão da pele pode surgir febre e mal-estar geral. Há sempre o perigo de infecção das bolhas. Quando a pele começa a sarar, a camada que sofreu a queimadura desprende-se, podendo deixar cicatrizes ou manchas desagradáveis (inestéticas). A exposição ao sol  excessiva  produz a desidratação da pele favorecendo o aparecimento de rugas, e pode ainda dar origem a melanomas (cancro de pele).

Como tratar as queimaduras solares? Enquanto a queimadura estiver sensível, a pele não deve ser exposta ao sol. A aplicação de compressas de água fria , compressas com vinagre de maçã, ajudam a aliviar as dores. As pomadas suaves ajudam a restituir a humidade e oleosidade à pele. Se a queimadura for grave deve consultar um dermatologista.
Não se esqueça que deve ingerir líquidos não alcoólicos para evitar a desidratação e comer fruta.

Para vermos o perigo que corremos numa exposição ao sol prolongada, vamos ver um vídeo que retirei do YouTube.



Espero que tenham gostado deste texto Como tratar e evitar as queimaduras solares. Por favor deixem o vosso comentário.

Sem comentários: