quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Acidentes com trabalhador rural

Os acidentes com trabalhador rural acontecem em grande percentagem, devido à falta de assistência médica e à sua falta de conhecimento das normas de higiene e segurança.

A actividade no campo não é mais saudável nem mais segura que o trabalho na fábrica. Em ambos os sectores é grande a percentagem de doenças e reformas por incapacidade.

Quem vive numa área rural deve ter noções precisas acerca das seguintes doenças: a brucelose, a disenteria, a tuberculose, e a febre tifóide. Para evitar estas doenças devem ferver o leite antes de o utilizar. Na cidade, o leite utilizado é quase sempre pasteurizado.

Pelas dificuldades de assistência médica existentes no campo, os lavradores devem ter bons conhecimentos de primeiros socorros. Os veículos utilizados na actividade rural devem possuir um estojo de primeiros socorros.

Qualquer ferimento por mais insignificante que pareça, necessita de ser tratado urgentemente devido ao perigo de infecção.

As mordeduras de animais devem ser prontamente lavadas com água e sabão e protegidas por compressas esterilizadas, enquanto não são examinadas por um médico. O animal deve ser mantido sob vigilância, pois pode estar infectado pelo vírus da raiva.O tétano é uma ameaça para quem vive e trabalha no campo, pelo que todas as pessoas devem ser vacinadas com a vacina antitetânica.

O trabalho ao sol pode causar insolação ou um golpe de calor.

Aparecem constantemente novos produtos químicos para matar ervas daninhas, adubar o solo, eliminar insectos e animais roedores, limpar os estábulos, etc. Ao utilizar esses produtos, deve-se seguir rigorosamente as instruções das embalagens.

Os acidentes com o trabalhador rural acontecem com ferramentas, com máquinas, com veículos utilizados na sua actividade rural. Alguns com muita gravidade, causando amputações de membros e alguns a morte.
Estes acidentes normalmente acontecem por falta de atenção, por desconhecimento das normas de segurança ou por ingestão de álcool.

Os cuidados médicos e a assistência hospitalar são normalmente difíceis de obter devido ao afastamento dos grandes centros e ao difícil acesso.

Os agricultores não devem poupar esforços para conseguirem a melhor assistência médica possível, nem que tenham de percorrer grandes distâncias. Devem informar-se dos locais mais próximos onde existem hospitais, dos médicos que residem mais perto e como contactá-los em situações de emergência.

Estes são os conselhos para a prevenção de acidentes com trabalhador rural. Por favor deixe o seu comentário.

Sem comentários: