quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Enregelamento e exposicao ao frio intenso

O enregelamento e exposição ao frio intenso. Esta situação acontece quando expomos o nosso corpo a temperaturas abaixo de 0 graus, sem usarmos roupa adequada. O enregelamento pode provocar uma lesão na pele e nos tecidos subcutâneos. O processo de arrefecimento é indolor. O tecido fica adormecido e branco e a pessoa gela sem dar conta disso.

Os casos graves de enregelamento podem levar à gangrena, com a possível amputação do membro.
Se a vitima tiver um caso grave de enregelamento deve-se chamar imediatamente o 112 para evitar a amputação do membro ou membros.

MEDIDAS DE URGÊNCIA:

- Enquanto se espera pelo 112 não se deve dar massagens na área gelada com a mão ou com neve;

- Deve retirar suavemente as peças de roupa exterior;

- Agasalhar a vitima , tapando-a com uma manta que se usa nos primeiros socorros;

- Se os dedos dos pés estiverem gelados não deve deixar andar a vítima, pois qualquer pressão sobre os tecidos gelados irá provocar lesão.

PREVENÇÃO:

Quando se sai à rua com temperaturas muito baixas, devemos tomar algumas precauções para evitar o enregelamento por exposição ao frio intenso. É aconselhável usarmos vestuário adequado quente e seco, suficiente largo de modo a permitir uma circulação livre em todas as partes do corpo. A cabeça deve estar protegida com um gorro de lã. As mãos devem estar protegidas com umas luvas de preferência de lã. Usar cachecol. Os pés devem estar protegidos com umas meias de lã grossas e com um calçado próprio para o frio e para a neve.

Não se esqueça dum aviso muito importante. Não deve fumar quando está muito frio, pois o fumo contrai os vasos sanguíneos e aumenta a possibilidade de enregelamento.

Espero ter esclarecido as vossas dúvidas sobre o enregelamento exposição ao frio intenso. Por favor deixe o seu comentário.

Sem comentários: