quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Coma diabetico e insulinico


Coma diabetico e insulinico não se devem confundir com o estado de embriaguez. Se o doente estiver inconsciente, é fundamental revistar-lhe os bolsos ou a carteira para ver se ele é portador de um cartão de diabético.

O cartão diabético é um cartão que contem os dados de identificação, nome, morada, nº de telefone, nome do médico de família e a terapêutica prescrita pelo seu médico e as indicações do que se deve fazer quando o doente diabético tem sintomas de estar em coma.

Coma diabético ou (acidose diabética). Manifesta-se por sintomas como o rubor e secura da pele, sonolência e confusão mental, dificuldade em respirar e ainda exalar um cheiro estranho igual à acetona, que é proveniente do ar expirado.

Se o doente estiver inconsciente e tiver na sua posse o cartão de diabético e nele estiver escrito as instruções de emergência, devemos segui-las com todo o rigor. Essas instruções, habitualmente são: dar açúcar, sumo de frutas ou qualquer bebida açucarada.
No caso de o doente não conseguir engolir ou não melhorar, deve chamar o 112 ou transportar o doente ao Hospital mais próximo a fim de lhe ser administrado o tratamento adequado.

Coma insulínico. Manifesta-se por sintomas como suores e ansiedade, respiração fraca, e normalmente tem uma marcha cambaleante.
Se o doente estiver consciente e for capaz de engolir deve dar-lhe um torrão de açúcar ou uma bebida muito açucarada. Se o doente estiver inconsciente deve chamar imediatamente o 112 para lhe ser administrado o tratamento adequado.

Estes são os conselhos que deve seguir num coma diabético e insulínico. Agradeço que deixe o seu comentário.

Sem comentários: